Itália

Graduação em medicina na Itália, em inglês

Desde 2009 as universidades públicas da Itália oferecem o curso de Medicina e Cirurgia em 11 faculdades. O curso é ministrado em inglês, tem duração total de 6 anos e o diploma é válido em toda a Europa.

 Para acessar as mais de 500 vagas anuais em Medicina, anualmente é realizada a prova de vestibular do IMAT. Esta é aplicada em diversos centros ao redor do mundo – inclusive em São Paulo – todo mês de setembro.

A prova do ano de 2021 está marcada para o dia 9 de setembro e o valor da taxa de inscrição é 130 euros.

.

Processo de admissão na itália

IMAT

International Medical Admission Test

O IMAT é um exame de múltipla escolha, com 5 opções de resposta, realizado inteiramente na língua inglesa. Durante a correção, respostas corretas adicionam 1.5 pontos ao candidato, enquanto respostas incorretas retiram 0.4 pontos. Respostas em branco contribuem com 0 pontos. A prova tem duração total de 100 minutos, com 60 questões divididas em:

  • Biologia – 18 questões
  • Química – 12 questões
  • Matemática e Física – 8 questões
  • Raciocínio Lógico – 10 questões
  • Conhecimentos Gerais – 12 questões

Para informações mais detalhadas sobre a faculdade de medicina na Itália, o processo e o IMAT:

O que é avaliado?

Sobre o IMAT

O exame avalia a capacidade de elaborar e conectar conteúdos do Ensino Médio. Além das tradicionais matérias de Biologia, Química, Física e Matemática, a prova avalia também o pensamento lógico do aluno através de perguntas com desafios matemáticos e linguísticos. Além disso, o IMAT cobra 12 questões relacionadas a conhecimentos gerais, principalmente no tangente a Geopolítica, História e Cultura.

Provas passadas

As provas anteriores do IMAT, desde 2011, são disponibilizadas online em formato PDF — inclusive com a chave de respostas corretas.

Você pode baixá-la diretamente no site da medschool.it, ou direto pelo link abaixo (arquivo de 14MB)

 

.

Cursos da MBSA para o IMAT

IMAT

Intensivo

O curso de preparação para o IMAT é ideal para estudantes do ensino médio ou já formados que tenham interesse em aplicar para a prova deste ano. As aulas são ministradas em inglês, ao vivo, com 105h de carga horária total.

O pacote inclui o livro BMAT 700, office hours para retirada de dúvidas com nossos monitores (2 vezes por semana; na última, diariamente), acesso às aulas gravadas e repetição gratuita do curso, caso necessário.

IMAT Intensivo:

$499.00

FAQ / Perguntas Frequentes

Caso sua dúvida não esteja respondida aqui, use por favor o campo de perguntas no fim da página!

Quais são os requisitos para aplicar para o IMAT?

Qualquer pessoa interessada pode aplicar para a prova contanto que comprove 12 anos de estudo. Não há exigência de nacionalidade europeia para o acesso. Não há exigência de proficiência em italiano ou em inglês.

Qual é o prazo máximo para a inscrição no IMAT?

As inscrições para a prova acontecem pelo site universitaly.it durante as três primeiras semanas de julho.

Estudantes brasileiros ou de outra nacionalidade não europeia devem cumprir etapas extras?

Sim. Estudantes não europeus devem realizar uma pré-inscrição junto ao Consulado Italiano de seu país. Este processo deve ser realizado entre abril e julho de 2021 por meio do preenchimento do Form-A, um documento que deve ser impresso, preenchido e entregue no Consulado.

O que é a Dichiarazione di Valore?

A Dichiarazione di Valore é um documento emitido pelo Consulado Italiano que atesta que o candidato possui 12 anos de estudo oficial. Na prática, este documento é a revalidação do diploma do ensino médio estrangeiro.

Quais candidatos devem aplicar para uma Dichiarazione di Valore?

Todos os candidatos devem obter a Dichiarazione di Valore, independente da aplicação como Europeu ou não Europeu.

Candidatos com dupla cidadania europeia podem escolher se desejam aplicar como europeus ou não europeus?

Não, de acordo com o edital do IMAT, candidatos com dupla cidadania europeia obrigatoriamente serão considerados como europeus.

Qual é a diferença entre aplicar como europeu e não europeu?

Cada universidade tem um número de vagas reservadas a candidatos europeus e um número de vagas reservados a candidatos não europeus. Candidatos não europeus aplicam apenas para uma universidade entre as participantes da prova do IMAT. Candidatos europeus tem o direito de criar uma lista com sua ordem de preferência contendo todas as universidades participantes.

Quais são as vantagens e desvantagens da aplicação para o IMAT como europeu?

Vantagens (não europeus):

  • A nota necessária para aprovação costuma ser mais baixa entre os candidatos não europeus.
  • Algumas universidades oferecem mensalidades reduzidas a alunos não europeus.

Desvantagens (não europeus):

  • Menor número de vagas (268 vagas para não europeus versus 522 vagas para europeus)
  • Candidatos não europeus devem selecionar apenas uma universidade para competição por vagas
  • É necessário realizar uma pré-inscrição no consulado italiano do seu país
Qual será a data do IMAT em 2021?

9 de setembro de 2021.

O IMAT é aplicado apenas na Itália?

Não, a prova pode ser realizada em diversos centros autorizados ao redor do mundo. As principais metrópoles globais têm centros, como Londres, Dubai, New York, São Paulo, entre outras. Também é possível realizar o IMAT nas próprias universidades italianas.

Qual é o impacto da Covid-19 na aplicação do IMAT?

O IMAT 2021 será uma prova presencial com todos os protocolos de segurança rigorosamente assegurados. Por conta disso, o número total de vagas ofertadas em cada Centro Autorizado foi reduzido pela metade.

Em 2020, apenas 70 vagas foram ofertadas no centro de São Paulo. O baixo número de vagas levou ao esgotamento da disponibilidade do centro de São Paulo no primeiro dia de inscrição em Julho de 2020.

Qual é o impacto da Covid-19 no curso de Medicina e Cirurgia?

As universidades italianas vem ofertando todas suas aulas remotamente desde Março de 2020. Embora o calendário ainda não esteja definido, possivelmente o primeiro ano do curso será realizado à distância por meio de aulas EAD; No entanto, de acordo com a situação epidemiológica, a universidade poderá autorizar a realização de aulas presenciais opcionais com transmissão online simultânea para os alunos que desejem.

O diploma de Medicina obtido na Itália é válido em toda a Europa?

Sim. Um médico formado na Itália tem seu diploma reconhecido por todos os países membros da União Europeia.

O diploma de Medicina obtido na Itália é válido no Brasil?

Médicos formados na Itália ou em qualquer universidade fora do Brasil devem revalidar seu diploma por meio da prova do Revalida.

Quais são as universidades italianas inscritas no World Directory of Medical Schools, a lista de universidades aptas a participarem dos programas de residência médica nos Estados Unidos e Canadá?

Bari, Biccoca, Bologna, Messina e Napoli Luigi Vanvitelli. As demais universidades ainda estão no processo de reconhecimento pelo World Directory of Medical Schools.

Qual é a duração do curso de Medicina e Cirurgia na Itália?

6 anos.

Quais são as Universidades participantes do IMAT e o número de vagas ofertadas por cada uma?

Available places 2020

Eu

Non-Eu

 

Pavia Harvey

70

40

IMS Milan

44

16

Rome Sapienza

38

10

Rome Tor Vergata

25

10

Napoli Federico II

15

25

Napoli SUN/ Campania LV

40

40

Bari

42

9

Turin

70

32

Bologna

70

20

Bergamo (Bicocca)

22

13

Messina

38

38

Padua

48

15

Siena (dentistry)

28

0

O que acontece depois da compra?

Logo após a confirmação do pagamento, conforme o meio de pagamento utilizado, a loja online envia para o comprador um e-mail de confirmação, um recibo e uma cópia do contrato de serviço. Em seguida o aluno é matriculado no sistema de ensino (LMS) do curso e recebe um contato direto da academia para alinhar os próximos passos.

É possível receber o reembolso do valor do curso?

Para cosumidores no Brasil, a lei brasileira concede o direito de reembolso total de compras onlines no prazo máximo de 7 dias após a compra.

Não é possível estender prazos para desistência / reembolso após este prazo por se tratar de curso ao vivo, que envolve mobilização de profissionais e recursos que não são reembolsáveis do lado das pessoas e empresas envolvidas.

Tem alguma dúvida que não esteja no FAQ acima?

A MBSA entrará em contato com você

7 + 10 =

O site da MBSA cita a marcas registradas de terceiros, sem vínculo com a Medical Boards Study Academy. Sua menção na descrição de cursos não representa endosso, implícito ou explicito, destas instituições. Todos os preços são expressos em dólares dos Estados Unidos da América, e são sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Share This
%d blogueiros gostam disto: