Oi pessoal! 

O ano está terminando e nessa época é bem comum ter várias distrações: passeios com a família, reuniões com amigos, festividades… Está difícil manter a concentração nos estudos neste fim de ano? Nessas horas é preciso se manter fiel ao seu plano de estudos, pois só assim você consegue manter o ritmo e garante um bom desempenho. 

Muitos estudantes reclamam da falta de tempo, por se dedicarem quase que integralmente ao estudos. Já outros dizem não ter tempo algum para estudar. Em ambos os casos, a solução é elaborar um bom planejamento, o que permitirá que você desenvolva gestão de tempo, disciplina e equilíbrio.

Você sabe como criar um plano de estudos para a sua jornada de revalidação do diploma de Medicina? Vamos te dar algumas dicas a seguir, confira! 

Vá no seu tempo…

Primeiro de tudo, tenha em mente que sem clareza nos seus objetivos fica mais difícil encontrar motivação para continuar estudando nos momentos mais complicados. Então pense sobre quantos meses você terá disponível até o dia da prova e monte seu cronograma de acordo com esse tempo. E lembre-se de que o processo de revalidação vai além do conteúdo da prova: é treino para conseguir responder uma maratona de questões, envolvendo diferentes áreas do conhecimento médico.

… mas não vacile!

É preciso lembrar que os livros e os bancos de questões não se estudam sozinhos! Mantenha-se firme ao seu cronograma, procrastinação com toda a certeza só vai te atrapalhar. Uma boa dica, para quem tem dificuldade de manter o ritmo, é estudar em grupo. 

“A parte mais difícil é quando acaba a aula e você tem que revisar sozinho, você está mais dependente de você mesmo. Nessas horas foi muito bom ter pessoas para me apoiar, da turma e a minha namorada. É muito fácil você perder o foco, mas o grupo [de estudos] te põe para frente”, contou em live no Instagram o Dr. Rafael Martins, nosso aluno do curso para a residência nos Estados Unidos, aprovado em agosto no Step 1 do USMLE (assista completa).

Atenção ao conteúdo

Com a motivação lá em cima, preste atenção ao conteúdo que precisa ser revisado. Na MBSA, as aulas são focadas nas matérias que são mais cobradas em cada processo de revalidação – justamente por isso, o curso para o USMLE Step 1 tem uma carga diária de estudos maior que para a Prova Teórica de revalidação para Portugal, por exemplo.

Outra dica, nesse caso, é usar e abusar de ferramentas de revisão. Não fique somente na leitura de apostilas: aposte também em flashcards e bancos de questões. Se você acha que é bobagem, vai mudar completamente de ideia quando ver sua evolução após utilizar esses métodos. Eles são essenciais para que você fixe o conteúdo, com formas mais dinâmicas de se estudar.

Conheça os seus limites

De nada adianta montar um cronograma de estudos com 30h diárias se o dia tem apenas 24h. Tenha seu tempo para descansar, para o lazer e para a família. Reajuste seu cronograma em momentos de cansaço, já que a exaustão fará com que você absorva pouco (ou quase nada).


A MBSA está realizando as matrículas antecipadas para as turmas de 2022. Quem já está se organizando para estudar no ano que vem, pode aproveitar: temos descontos para todos os cursos – alguns, com preços ainda menores que em 2021! Faça seu cadastro!

Share This
%d blogueiros gostam disto: