Oi pessoal! Hoje, dando continuidade à série de posts sobre as especializações nos Estados Unidos, vamos falar de Cirurgia Plástica!
O Cirurgião Plástico realiza procedimentos a fim de reparar e reconstruir estruturas corporais tanto por motivos estéticos quanto de saúde – como no caso de má-formação congênita ou acidentes, por exemplo. Se você tem o sonho de seguir na carreira de Cirurgião Plástico, preste atenção nas particularidades dessa área.

Apesar do número de vagas em programas de residência ter aumentado nos últimos anos, a quantidade de IMGs aprovados não seguiu essa tendência. Um dos motivos é o fato de apenas 8% dos programas entrevistarem IMGs com frequência. Quando estiver selecionando os programas para que deseja aplicar, procure saber quais são os mais amigáveis para IMGs e ter, também, outras opções de especializações pelas quais você se interessa.

Para se tornar um Cirurgião Plástico nos EUA você pode seguir dois caminhos: fazer um Integrated Program ou um Independent Program.
O Integrated Program dura em torno de 6 anos, que incluem treinamento em cirurgia geral e um ano de pesquisa. Já o Independent Program, que dura 3 anos, é destinado àqueles que já completaram satisfatoriamente uma residência em áreas como otorrinolaringologia, cirurgia geral, neurocirurgia e cirurgia oral e maxilofacial. A segunda pode ser interessante caso você não tenha se decidido pela Cirurgia Plástica antes de começar a residência!

Subespecializações podem somar mais um ano ao tempo de formação e treinamento.
Os critérios de seleção para os Programas Integrados e Independentes são, em geral, os mesmos. Há pequenas diferenças quando são analisadas as applications dos mais recentes IMGs residentes – os residentes de Programas Independente costumam ter notas mais altas no Step 1, enquanto aqueles que escolheram o caminho Integrado têm mais experiência em pesquisa:

Integrated Programs
• Pesquisa: metade dos residentes tem, pelo menos, 3 anos de experiência em pesquisa. Quase 2/3 tem 10 ou mais publicações.
• USMLE: 2/3 fizeram entre 231 e 250 pontos. 1/3 fez entre 190 e 230

Independent Programs
• Pesquisa: todos têm 1 ou 2 anos de pesquisa e entre 3 e 5 publicações.
• USMLE: todos pontuaram acima de 241

Além destes, os avaliadores também citam as cartas de recomendação na área como um fator decisivo para a seleção e entrevista! E vale lembrar que, neste caso, ter participado de pesquisas fora da área já vale muito e demonstra seu interesse na academia!

Durante o treinamento, o residente pode ganhar em torno de U$58.036,00 no primeiro ano e U$74.926,00 no sétimo ano. Já a média salarial nacional para o Cirurgião Plástico é de U$438.211,00 ao ano.

O processo para se tornar um profissional de uma das 10 áreas mais bem pagas da medicina é longo, mas esse objetivo pode ser alcançado com muito estudo e apoio! Para te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga na Residência em Cirurgia Plástica, a MBSA oferece cursos preparatórios para as provas do USMLE, que incluem material didático, mais de 500 horas de aula, simulados, homeworks e mentorias individuais e personalizadas, além de te inserir em uma rede de apoio formada por alunos e ex-alunos que estão passando ou já passaram pelo mesmo processo que você! Para saber mais sobre os cursos, entre em contato pelo direct do instagram! Estamos te esperando lá!